FIGUEIRA DA FOZ (postal antigo)


Com coleccionadores de todo o país: Nuficol festejou X Feira Anual de Coleccionismo.

O Nuficol (Núcleo Figueirense de Coleccionadores da Figueira da Foz) festejou ontem, a X Feira Anual Nacional de Coleccionismo, reunindo cerca de seis dezenas de coleccionadores de todo o país, que expuseram as suas colecções na Assembleia Figueirense.

Esta iniciativa do Nuficol tem aumentado de interesse de ano para ano, pois só assim de explica a presença de inúmeros coleccionadores nesta feira nacional, que este ano teve a particularidade de ser lançada uma medalha comemorativa dos 25 anos do Nuficol, festejados o ano passado, mas que só foi possível concretizar agora o lançamento dessa peça medalhística.

O vereador da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Martins de Oliveira, ladeado por Gil Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de S. Julião, entre outras entidades, presidiu a esta efeméride, onde José António Sousa, presidente do Nuficol, salientou "a importância do coleccionismo na cultura portuguesa", referindo que os "coleccionadores são pessoas atentas, que sabem estar e conservadoras das nossas tradições".

Historiou um pouco os 26 anos do Nuficol, fundado por 22 pessoas em 8 de Março de 1978, e a colaboração que sempre deram em efemérides da cidade, nomeadamente, os 150 da ACIFF, o centenário da cidade ou a realização da Fimar, entre muitos outros.

Presentemente, o Núcleo tem 80 associados, mas "é preciso revitalizar o coleccionismo junto das camadas mais jovens" que estão a procurar outros entretenimentos mais mediáticos, mas que não têm "os valores culturais do coleccionismo".

José Sousa agradeceu a todos os que têm tornado possível o enriquecimento do Nuficol, que vai mantendo com regularidade as suas funções, mantendo desde 1991 a sua feira de trocas e velharias, sempre no primeiro sábado de cada mês, tendo já realizado mais de 135 edições, com uma procura cada vez maior.

O vereador Martins de Oliveira além de entregar um donativo de 500 euros para despesas correntes do Nuficol, formulou os maiores êxitos ao núcleo, incentivando-os a prosseguir a sua acção, porque ela "é reconhecida culturalmente", importante para a preservação dos valores figueirenses e divulgação da Figueira da Foz.

De autoria do artista Francisco Simões: Medalha comemorativa assinala 25 anos do Nuficol.

De autoria do artista figueirense Francisco Marques Simões, os 25 anos do Nuficol ficam marcados com o lançamento de uma medalha comemorativa, ontem apresentada, e que é uma verdadeira obra de arte, onde estão retratados alguns ex-libris figueirenses, para além dos símbolos do Núcleo Figueirenses de Coleccionadores.

A edição numerada é limitada a 300 exemplares, que já estão à venda a 10 euros (preço de lançamento) adquiridas no clube, mas que vão ser vendidas futuramente a 15 euros.

José Santos
in Diário de Coimbra - 2004/12/05

   

X FEIRA ANUAL NACIONAL

 

 
           

NUFICOL - NÚCLEO FIGUEIRENSE DE COLECCIONADORES
Rua da República, nº 131 - 2º - Sala 60 - 3080-036 Figueira da Foz - Portugal
www.nuficol.com | webdesign: JN